quarta-feira, 23 de abril de 2014

Eu quero ter um milhão de amigos



"Eu quero ter um milhão de amigos "

     "Eu quero ter um milhão de amigos"... A canção de Roberto Carlos não poderia prever de que uma dia isso seria possível a partir das redes sócias. Em um contexto próprio do mundo pós-moderno,as redes sociais estão mudando a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam.O facebook é uma das  redes sociais mais utilizadas em todo o mundo.São em torno de 350 milhões de usuários compartilhado e publicando informações sobre diversos assuntos. Pela quantidade de número de pessoas conectadas chega a ser a quantidade da população de algum país, ou quem sabe esse seria o país do facebook.   No vídeo"Diálogos com Zigmunt Bauman o renomado sociólogo polonês trata sobre diversas temáticas como,por exemplo, a sociedade de consumo, o mundo pós-moderno e a questão da identidade,  as relações nas redes e explica que:"tendemos a redefinir o significado da vida, o propósito da vida , a felicidade " e que a identidade não é herdada pelo sujeito pós-moderno e sim criada; os laços humanos nas redes sociais ganham uma outra dimensão.

    Bauman também cita no vídeo sobre um sujeito que é viciado em facebook e que narrou a proeza de ter feito 500 amigos em um único dia. Esse conceito de "amigo"no contexto virtual, é diferente do conceito de amigo na vida real,pois o tipo de amizade virtual é mais descartável ,para isso , basta deletar  alguém.  Na vida real esse processo é mais demorado e exige muito mais explicações.
      Talvez a intenção desse rapaz era atingir a meta da canção de Roberto Carlos,mas ter um milhão de amigos, nesse processo de conectar e desconectar alguém acaba se tornando uma atividade volátil que um dia certamente cansará.

ps:texto inspirado nas discussões em sala de aula,nas minhas reflexões sobre as relações humanas na contemporaneidade e no vídeo Diálogos com Zigmunt Bauman. Segue o link do vídeo logo abaixo. 


Vídeo disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=in4u3zWwxOM>. Acesso em 23 de anril de 2014.



0 comentários:

Postar um comentário