quinta-feira, 17 de abril de 2014

Identidade virtual e Identidade real:quem é você de verdade?




imagem disponível em:www.poucacoisaeusei.com.br.Acesso em:17/04-2014
     
  Quem é você de verdade?

Todos os dias crescem os números de pessoas que participam de 
redes sociais diferenciadas (facebook, twitter, instragam, linkedin, etc.) com intuitos diferenciados. Pessoas criam seu “marketing pessoal” como forma de atrair o que elas desejam: seja uma oportunidade de emprego, um convite para sair, ou compartilhar fotos daquela viagem inesquecível, exibir o corpo sarado, ou atrair os olhares invejosos para “aquela” pessoa que está do seu lado.
      
    Isso tudo acaba criando uma identidade virtual que pode ou não 

se aproximar  da  identidade real.Assim como na vida 

real, muitas pessoas querem se tornar famosas através das redes 

sociais.  Ter 999 amigos é sinal de status e muitos acham que o 

número de amigos ou seguidores darão credibilidade a sua 

imagem. Mas isso não é tudo. Aliás, eu considero muito pouco.   
       
       O mundo virtual e o mundo real se misturam, mas para muitos, a identidade virtual e a imagem real são coisas bem separadas e destoantes. Muitas entrevistas de emprego avaliam, além do currículo, a imagem do virtual do candidato a vaga de emprego. Se o futuro candidato publicar,por exemplo, hashtags do tipo #euodeiotrabalhar, ou #odeiosegundafeira, certamente ele não será bem visto,pois o seu perfil analisado não convém para o perfil de um empregado que precisa gostar de trabalhar. 

     Alguns cuidados devem ser levados em conta, principalmente 
em relação ao que é escrito, divulgado e compartilhado. Acredito que o mundo virtual deve acompanhar o mundo real, pois se deve tratar a identidade, seja ela real ou virtual, como uma marca de grande valor e eu levo isso bem a sério.
     Tenho interesses na área de arte e educação,por isso, procuro construir o meu perfil virtual de acordo com os meus interesses pessoais que na vida real estão bem ligados e conectados. Por enquanto é só isso . Esse texto surgiu a partir das discussões geradas em sala de aula na disciplina Edc287-Educação e Tecnologia- e nas minhas indagações sobre comportamentos virtuais e reais. 


Rosangela Valverde





0 comentários:

Postar um comentário